Call for Papers

CHAMADA DE ARTIGOS

 

  1. A Conferência:

Desde 2015 as questões ligadas à mobilidade, em especial às migrações, passaram a ter maior atenção devido ao que ficou conhecido por “Crise dos Refugiados”. No entanto, neste conjunto se encontram diversos grupos, cujas vulnerabilidades podem variar de acordo com o local de proveniência, a idade, o género, dentre outras características que requerem uma abordagem diferenciada e especialidade no tratamento.

As questões de género emergem neste contexto como uma problemática acentuada, visto existir uma condição dupla de vulnerabilidade: estrangeira e mulher/menina. Mesmo no quadro da lusofonia, a mobilidade (interna, transfronteiriça e além-mar) acentua as diferenças que definem grupos existentes nos países de língua oficial portuguesa.

Neste cenário, a Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa, em parceria com a Associação Mulheres sem Fronteiras, promoverá uma Conferência que terá lugar nos dias 07 e 08 de março de 2019, que visa debater os desafios na mobilidade (nacional e internacional) enfrentados por mulheres e meninas, seja por questões ligadas à sua origem, seja por interfaces no seu processo de acolhimento e integração no local de destino.

Ao mesmo tempo, este encontro tem como objetivo refletir sobre as oportunidades para o desenvolvimento pessoal dessas mulheres e meninas lusófonas em mobilidade, bem como chamar atenção às possibilidades de estas mulheres e meninas contribuírem com o desenvolvimento humano e económico do local de acolhimento, em especial nos países de língua oficial portuguesa.

 

  1. Chamada de Artigos:

No âmbito da Conferência “Igualdade de Género e Mobilidade:  Desafios e oportunidades para o Desenvolvimento na Lusofonia”, que terá lugar nos dias 7 e 8 de março de 2019, na FDUNL, encontra-se aberto até ao dia 15 de janeiro de 2019, o período para submissão de proposta de artigos para comunicação nos seguintes painéis:

 

  1. “Género e Desenvolvimento Sustentável: Perspetivas multidisciplinares”;
  2. “Género, Família e Mobilidade”;
  3. “Mobilidade, Género e Segurança”.

 

TODAS as propostas se devem relacionar com a Lusofonia e/ou pais(es) de língua oficial portuguesa.

A proposta de artigo (individual ou em coautoria – máximo de 2 autores) deve ser escrita EM PORTUGUÊS e enviada por email (conferenciaods5fdunl@gmail.com) com um documento em formato WORD contendo:

  • O painel a que se dirige a proposta;
  • O título do artigo que se pretende comunicar;
  • O resumo do artigo que se pretende comunicar com no máximo 200 palavras;
  • 5 palavras-chave;
  • Uma nota biográfica com no máximo 100 palavras.

Apenas serão aceites propostas que contenham todos os elementos supra.

Cada autor/a(es/as) poderá submeter somente um resumo de artigo para avaliação.

Nos artigos em coautoria, apenas UM(A) dos/as autores/as poderá realizar a comunicação do artigo, no caso do resumo deste ser selecionado.

O resultado dos resumos de artigos selecionados para comunicação na conferência será divulgado até ao dia 31 de janeiro de 2019.

 

  1. Apoio Financeiro:

Com o intuito de encontrar oportunidades ao desenvolvimento através de alternativas à promoção da igualdade de género por meio da mobilidade na Lusofonia, a Conferência reembolsará o valor relativo aos custos de passagem e/ou hospedagem até ao limite de €500,00 (quinhentos euros) de 6 (seis) participantes selecionados/as para realizar a comunicação.

O que se pretende com esta iniciativa é demonstrar que a mobilidade pode ser um caminho para a igualdade, que passa por debater as questões de género e promover a união de ideias que venham servir de base a políticas em prol da igualdade de género e do desenvolvimento.

 

  1. Processo de reembolso (regras obrigatórias)

– Todas as despesas serão reembolsadas mediante a apresentação de faturas/recibos originais. Os dados fiscais que devem constar da factura são:

Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa,
Campus de Campolide, Lisboa
NIF (número de identificação fiscal/CNPJ): 501 559 094

– comprovativo bancário do IBAN do bolseiro/bolsista.

– Documento assinado pelo bolseiro/bolsista onde conste o seu nome completo, número de telefone, morada, número de contribuinte (CPF) e Passaporte/cartão de cidadão.

– O processamento do reembolso ocorrerá via transferência bancária até 30 (trinta dias) após o fim da conferência, contados a partir da entrega de toda a documentação exigida, e sob a condição do/a participante selecionado/a comparecer nos dois dias de conferência, facto a ser comprovado mediante a assinatura das listas de presença antes dos painéis.

Nota: Só serão aceites despesas de hotéis até 3 estrelas e bilhetes em classe económica.

 

  1. Publicação dos Artigos.

Os artigos apresentados nos dois dias de Conferência serão publicados em Livro (versão papel e e-book).

As regras de estilo a ser seguida é a da FDUNL, acessíveis em: http://www.fd.unl.pt/Anexos/8775.PDF.

Os artigos completos e revistos, com extensão entre 10 e 15 páginas (excluída referência bibliográfica) devem ser enviados até ao dia 30 de abril de 2019, em formato WORD, para o e-mail conferênciaods5fdunl@gmail.com.

 

RESULTADO DO REQUERIMENTO DE APOIO FINANCEIRO (6 BOLSAS):

 

  1. “GÉNERO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: PERSPETIVAS MULTIDISCIPLINARES”

Laís Santana da Rocha Salvetti Teixeira.

Diego Ricardo de Assunção Velho.

  1. “GÉNERO, FAMÍLIA E MOBILIDADE”

Miguel de Barros.

Camila Oliveira da Costa. 

  1. “MOBILIDADE, GÉNERO E SEGURANÇA”

Clara Guimarães Santiago.

Vitória Stéfany Teodoro dos Santos.

 

 

A Comissão Científica.